O programa, gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), tem por objetivo recuperar as aeronavesO programa, gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), tem por objetivo recuperar as aeronaves

Projeto tem por finalidade restaurar as aeronaves monumentos que ocupam posição de destaque em Organizações Militares da Guarnição

Agência Força Aérea – II COMAR, por Sargento Arthur Duarte

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), ao longo do ano de 2023, tem concentrado esforços no sentido de pôr em prática o projeto de revitalização e restauração de aeronaves militares monumentos, localizadas nas Organizações Militares (OM) sediadas no Grande Recife. Para tanto, foi instituída, por intermédio da Portaria COMAR2 N°48/SAdm, de 12 de junho de 2023, a Comissão de Preservação das Aeronaves Expostas da Guarnição de Aeronáutica de Recife.

O programa, gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), tem por objetivo recuperar as aeronaves, que por ação do tempo e exposição ao sol e à chuva, encontravam-se deterioradas, apresentando assim defeitos estéticos e funcionais. O serviço realizado abrange o tratamento anticorrosivo, a recuperação estrutural, a pintura, o polimento, bem como o emprego de toda uma rede de infraestrutura logística relacionada ao material e transporte, a qual é suportada por meio de ações executadas pela Base Aérea de Recife (BARF) e pelo Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).

Os modelos TF-33 Shooting Star e HS-125 Hawker, localizados em frente ao Prédio do Comando do II COMAR e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), respectivamente, foram os primeiros modelos a serem restaurados, sendo o marco inicial das atividades.

A aeronave AT-26 Xavante, que se encontra no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), a terceira a ser recuperada, tem uma localização privilegiada e atrai o olhar das pessoas que passam pela orla da Praia de Boa Viagem, localizado na zona sul da capital pernambucana.

O projeto prevê, ainda, a recuperação de uma aeronave HS-125 Hawker e mais cinco aeronaves AT-26 Xavante, localizadas no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), BARF, Prefeitura de Aeronáutica de Recife (PARF), Colégio Militar do Recife (CMR) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN).

Fotos: Sargento Gullity Igor (GAP-RF)

By admin