Polícia da Aeronáutica realiza ação na área de remessa postal do GaleãoPolícia da Aeronáutica realiza ação na área de remessa postal do Galeão

Cães de detecção foram utilizados em ação coordenada junto à Receita Federal

Agência Força Aérea – CECOMSAER, por Tenente-Coronel Zucarelli

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Batalhão de Garantia da Lei e da Ordem do Rio de Janeiro, realizou, no dia 10/11, uma ação de Polícia da Aeronáutica que consiste na utilização de cães especializados a fim de detectar drogas, armamentos e outros ilícitos que estejam chegando pela área de remessa postal internacional do Aeroporto do Galeão.

A ação foi coordenada junto à Receita Federal e contou com a participação de militares do Grupo de Defesa e Segurança da FAB e agentes da receita responsáveis por definir o processo de seleção e farejamento do material, corroborando uma das premissas básicas do planejamento da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que é a colaboração entre as Agências com vistas ao aumento da efetividade das atividades de fiscalização.

O Comandante do Batalhão de GLO, Coronel de Infantaria Rodrigo Alves dos Santos, comentou sobre a relevância dessa operação. “Essa ação é muito importante, pois degrada a capacidade das Organizações Criminosas na repressão das ações ilícitas, por meio de ação de Força Aérea em coordenação com a Receita Federal”, afirmou.

A Força Aérea Brasileira foi acionada pelo Governo Federal para atuação na GLO, conforme Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, com a finalidade de fortalecimento do combate ao tráfico de drogas, armas e outras condutas ilícitas por meio de ações preventivas e repressivas.

Fotos: Tenente-Coronel Zucarelli / CECOMSAER

By admin